quinta-feira, 17 de julho de 2008

10 dias depois e 2 leitoras a mais

Exultei quando nessa volta vi que as minhas Emas conquistaram duas leitoras. É como leite que se põe (ou se punha, porque hoje em dia parece que ninguém faz isso) para ferver: quando se dá as costas, ele extravasa. Não dei as costas. Nem Paraty (queria tanto ter ido à FLIP) nem para mim - para Campos do Jordão.
Escuto a Cultura. O programa é sobre Vivaldi. O apresentador comentou há pouco que os violinos na época barroca tinham o espelho mais curto. Aprendi que espelho, no violino, é aquela parte mais escura, que sai do corpo curvelíneo do instrumento e que serve de alça para o interprete (onde ele faz as notas). Por ter o espelho mais curto, o som barroco desse instrumento era mais grave. Por isso, as proezas e os agudos atingidos exigiriam, lá no passado, um exímio intérprete.
Claro que Vivaldi devia ser um bravíssimo violonista (Casanova também era, by the way). Mas esse compositor, padre, trabalhava, em Veneza, para o Hospedale de la Pietá. Lá pelos lados de onde hoje é o Hotel Daniele, um pouco além, tomando a Praça San Marco como base. O Hospedale era um orfanato, onde as meninas tidas em surdina, em casos extra-conjuguais, eram envidadas. E dá-lhe casos. No século XVIII, os Carnavais ocupavam quase todo o ano em Veneza. Tirando a Quaresma, quase todo o dia era Carnaval. Até durante o Natal. E as pessoas, pseudo-escondidas atrás das máscaras faziam mil e umas.
Os frutos dessas relações eram descartados. Muitas meninas foram mandadas para o Hospedale. Aí, para ocuparem o tempo e abrilhantarem as missas, aprendiam a cantar e a tocar. O professor era Vivaldi. Daí o fato de ele compor para formações variadíssimas: 2 violinos, cravo, viola e flauta, por exemplo. Era para dar lugar para todas.
A fama das meninas do Pietá espalhou-se pela Europa no século XVIII. Como ficavam atrás de uma treliça (como as concepcionistas, nas missas do Convento da Luz, em São Paulo), os homens passaram a fantasiar sobre elas. Faziam peregrinações à Veneza para assistir missas no Hospedale de la Pietá. Rousseau escreveu sobre elas; alguns nobres casaram-se com essas moças, que passaram a ser alvo de assédio contínuo.
Para celebrar a Lua cheia de hoje, só lembrando da glória e das histórias de Veneza, la Sereníssima. Onde dizem que o tiramissu foi inventado pelas cortesãs: depois de encontros acalorados, exaustas, comiam aquela mistura de mascarpone, ovos e café, para dar um "pick me up", um tira me sú (levanta-me), preparando-se para mais uma aventura.

Nenhum comentário: