quinta-feira, 3 de julho de 2008

os anos mais felizes de uma mulher

De uma coisa estou certa: os 10 anos mais felizes de uma mulher são aqueles dos 39 aos 40. Maurice Chevalier, aquele cantor de ar meio "coquin" (safadinho, é isso?), com um chapéu posto assim de ladinho, acompanhado de uma bengala, costumava cantar canções como Douce France (Douce France, cher pays de mon enfance...). Lembro-me dele em Gigi (Audrey Hepburn, Louis Jourdan).

Balzac lançou o marco na discussão, quando escreveu a mulher de 30. A fisionomia de uma mulher mostra-se nítida quando ela completa 30 anos. Balzaquianas. Lá pelo início dos 60 minha mãe completou 30 anos. Minha mãe nunca foi uma mulher convencional, mas a partir dos 30 passou a usar mais preto, pérolas e umas roupas definitivamente com cara de mãe. Completava-se 30 anos e algo de muito concreto acontecia.

Hoje, 50 são os novos 30.

Um comentário:

Luciene Felix disse...

Se entendi bem amiga, os dez melhores anos da vida de uma mulher são os que vão dos 30 aos 40. E, como os atuais 50 são os 30 de outrora, os melhores dez anos são dos 50 aos 60, estou correta? Mil beijos, lu.